Travessia fica mais cara

A partir de domingo, as tarifas das Travessias Litorâneas no Estado de São Paulo serão reajustadas em 4,26%, índice calculado com base na variação do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), no período de junho de 2011 a maio de 2012. A opção pelo IGP-M no reajuste das travessias é um compromisso do Governo do Estado em utilizar o índice menor na correção do valor das tarifas dos serviços públicos de infraestrutura de transportes.
As tarifas praticadas nas Travessias Litorâneas do Estado São Paulo estão abaixo da média nacional para o serviço e toda a receita, 100% da arrecadação, é destinada a cobrir os custos operacionais.
Os reajustes nas cabines de pedágio para pedestres, motocicletas e veículos de passeio, por exemplo, variam de R$ 0,10 a, no máximo, R$ 0,90. A tabela completa será publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, de sábado. A partir de domingo estará disponibilizada no site da Dersa - Desenvolvimento Rodoviário S/A: www.dersa.sp.gov.br.


Hotéis do Litoral Norte se destacam

Hotéis e pousadas das quatro cidades do Litoral Norte que participam do Circuito Turístico apoiado pelo Sebrae-SP estão em posições de destaque no site TripAdvisor, que reúne avaliações de clientes.
A Pousada Mariola, em Ilhabela, está na primeira colocação entre 18 estabelecimentos da cidade e venceu o Travellers Choice, que escolhe os 25 melhores estabelecimentos do país, nas categorias de melhor serviço e melhor lugar para relaxar.
Para o dono da pousada, Alberto Novita Filho, os resultados ajudam a divulgar o local e incentivam aprimoramentos. “Procuramos oferecer um tratamento personalizado e consideramos eventuais críticas como motivação para melhorias no atendimento”, disse o proprietário, que citou o projeto de integração com a natureza como um dos trunfos para a boa avaliação.
O empresário considera o auxílio do Circuito Turístico fundamental na busca pela excelência de serviços. “O circuito é uma excelente oportunidade de reciclar, atualizar conhecimentos e motivar funcionários. Ele reforçou alguns conceitos e tocou um sinal de alerta sobre necessidades de mudanças em nossas práticas. Foi também muito importante o tópico referente às boas praticas no manuseio de alimentos”, comentou.

Primeira entre 52 pousadas avaliadas em São Sebastião pelo TripAdvisor, a Ilha de Toque Toque recebeu no mês passado um certificado de excelência em hospedagem.
Segundo o proprietário, Edson Pavão, o resultado no site traz benefícios para os hotéis e a cidade. “O TripAdvisor é uma referência, é um dos sites mais acessados no mundo. As pessoas dão uma olhada antes de fazerem a reserva. Também é uma forma de divulgar a cidade. Participo de muitas feiras, inclusive no exterior, e percebo que muita gente não conhece São Sebastião”.
Para ele, as atividades do circuito trazem ideias valiosas para os negócios. “Para quem tem foco no aprendizado e quer correr atrás, dá para aproveitar bastante a troca de experiências e discussão com outros colegas. Toda vez que participo de um seminário, saio com algo interessante. Tento seguir à risca algo que aprendi no circuito: a gente tem que manter o saldo positivo no crédito de hospitalidade, que é como uma conta corrente com o cliente, desde a reserva até a saída”, disse.
Em Caraguatatuba, o primeiro lugar entre as 21 pousadas que receberam notas noTripAdvisor é da Vivendas do Sol e Mar, que também recebeu o prêmio de excelência de atendimento. Rodrigo Tavano, dono do hotel, faz questão de participar dos eventos do circuito.


Cancelamento da Fapija gera prejuízos

A suspensão da 30ª Fapija, a maior feira de exposições de Jacareí, pegou todos de surpresa. O evento estava previsto para começar em dez dias e teria 13 shows com artistas nacionais.

Os comerciantes, que fecharam contrato antecipado com a organização da festa, estão desesperados com a possibilidade de prejuízos.

“Os pedidos já foram feitos e vão chegar ao longo desta semana. e agora agente não sabe nem o que vai saber com essa mercadoria.”, questionou o comerciantes Cristiano Castanho.

Os expositores temem ainda que a festa, mesmo sendo adiada, não aconteça no espaço da escola agrícola, devido ao início das aulas.